Portal Amazonia

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Como Embalsamar

Parte 1 de 5: Preparando o Corpo


1. Coloque o corpo virado para cima. Se ele ficar de lado, a gravidade irá puxar o sangue para as partes mais baixas do corpo, especialmente o sangue do rosto. Com isso, as feições podem ficar descoloridas e inchadas, tornando mais complicada a criação de uma aparência mais vívida para exibição.

2. Remova qualquer peça de roupa que a pessoa esteja vestindo. Você vai precisar vasculhar a pele à procura de sinais de que o processo de embalsamento está funcionando. Portanto, o corpo deverá ficar descoberto durante o procedimento. Remova também quaisquer agulhas ou cateteres.

Tipicamente, você terá que catalogar qualquer propriedade encontrada na pessoa, bem como qualquer corte, contusão ou qualquer descolamento. Registre tudo no relatório de embalsamamento, que também será utilizado para documentar o procedimento e os agentes químicos utilizados. O relatório funcionará como uma medida de segurança para o caso de a família querer processar a funerária por qualquer motivo.

Sempre respeite o corpo. Use um lençol ou toalha para cobrir a genitália, e não largue ferramentas sobre ela quando estiver trabalhando. Assuma que a família pode aparecer a qualquer momento.

3. Desinfete a boca, os olhos, o nariz e outros orifícios. São empregados desinfetantes poderosos para limpar estas áreas, por dentro e por fora.

Inspecione o falecido pra determinar o tipo de fluído que será necessário. Alguns embalsamadores usarão esta oportunidade para misturar todo o fluído que irão usar no procedimento. Portanto, apronte-o. Uma boa taxa de diluição é de 480 gramas do fluído para 7,5 litros de água.

4. Apare os pelos do corpo. Tipicamente, o rosto é barbeado nesta etapa, da mesma forma que você se barbearia. Os homens geralmente são sempre barbeados, embora mulheres e crianças também possam necessitar de que sejam removidos pelos perdidos e barbas ralas.

5. Quebre o rigor mortis aplicando uma massagem ao corpo. Massageie os maiores grupos de músculos para aliviar a tensão e soltar juntas endurecidas. Se os músculos forem esticados irão aumentar a pressão vascular, o que irá distribuir o fluído embalsamador aonde for necessário.


Parte 2 de 5: Trabalhando nas Feições

1. Feche os olhos. Tenha muito cuidado ao mexer nos olhos. Tipicamente, as pálpebras tendem a murchar nas órbitas. Para contornar isso é usado um pequeno pedaço de algodão, posto entre a pálpebra e o olho. Em alguns casos, uma tampa plástica para olhos é utilizada.

As pálpebras nunca são costuradas, mas podem ser coladas em alguns casos.

As feições devem ser trabalhadas antes da introdução do fluído embalsamador, porque ele irá deixar o corpo bem rígido, dificultando o trabalho.

2. Feche a boca e posicione-a de forma natural. Dois métodos são usados para a boca.

Algumas vezes, a boca é fechada e costurada com linha de sutura, passando para isso uma agulha curvada por baixo das gengivas e levando-a até o septo. Evite amarrar a linha muito apertado, para dar à mandíbula uma aparência natural.[1]

Uma pistola injetora também é comumente usada, em conjunto com uma forma bucal. Similar a um protetor ou a uma prótese, a forma bucal irá segurar as mandíbulas juntas de acordo com sua mordida e alinhamento naturais. Este método possui menos chance de dar errado.

3. Hidrate as feições. Uma pequena quantidade de creme deve ser usada nas pálpebras e nos lábios para evitar que ressequem, dando uma aparência mais natural e vívida.


Parte 3 de 5: Embalsamando as Artérias

1. Escolha a área para a incisão. As artérias são embalsamadas introduzindo fluído embalsamador (uma mistura de formol, água e outros compostos químicos) em uma artéria ao mesmo tempo em que o sangue é drenado de uma veia próxima ou do coração. São necessários cerca de 7,5 litros de fluído para embalsamar um corpo normal.[2]

Em homens, a incisão é feita perto da base do músculo esternocleidomastóideo e da clavícula. Em mulheres ou pessoas mais jovens, a artéria femoral é uma escolha comum.

2. Faça sua incisão. Limpe a superfície da veia, crie um ponto de entrada e insira o tubo de drenagem em direção ao coração. Amarre uma ligadura na parte inferior do tubo.

Faça o mesmo para a artéria, exceto que você deverá inserir a cânula ao invés do tubo de drenagem. Coloque o fórceps da cânula na artéria. Use o pequeno fórceps para travar a parte superior da artéria e restringir o fluxo.

3. Ligue sua máquina embalsamadora e distribua o fluído. Enquanto ocorre o embalsamamento, lave o corpo com um bom sabonete antibacteriano/antigermicida e cheque a drenagem enquanto massageia os membros para empurrar o sangue para fora e a solução embalsamadora para dentro.

Quando o fluído entra nas artérias, pressão é criada nas veias. Isso significa que o fluído está se movendo por todo o corpo. Você notará que as veias irão meio que pulsar. Abra o tubo de drenagem jugular periodicamente para permitir que o sangue escape e alivie a pressão.

4. Diminua lentamente a pressão. Quando faltarem apenas 20% da solução, desligue a máquina e reverta a cânula para o outro lado da artéria que você optou por injetar. Isso irá embalsamar a parte que foi bloqueada pela cânula anteriormente. Certifique-se de abaixar a pressão, pois o fluído precisa percorrer uma curta distância e você não vai querer esbugalhar os olhos.

No caso da femoral, será embalsamada a parte inferior da perna. No caso da corriqueira carótida direita, será embalsamado o lado direito da cabeça.

5. Finalize. Quando estiver satisfeito com o embalsamamento, ou o fluído tiver acabado, desligue a máquina, remova a cânula e feche as veias e artérias que você utilizou. Suture as incisões. Use pó selador para garantir que não há vazamentos.


Parte 4 de 5: Embalsamando as Cavidades

1. Use um trocarte para aspirar os órgãos. Agora que as artérias estão limpas, você precisa limpar o interior dos órgãos antes que bactérias e gases se acumulem e fluídos em excesso escapem pelo nariz ou pela boca.

2. Aspire a cavidade torácica. Insira o trocarte 5 centímetros para a direita e 5 centímetros acima do umbigo. Limpe os órgãos ocos, como o estômago, o pâncreas e o intestino delgado.

3. Aspire a cavidade inferior. Remova o trocarte, vire-o e insira-o na parte inferior do corpo, aspirando o conteúdo do intestino grosso, da bexiga e, no caso de mulheres, do útero. O ânus e a vagina são às vezes preenchidos com algodão para evitar infiltração.

4. Injete fluído para cavidades no tronco. O fluído para cavidades é normalmente composto de 30% de formol, e o método de injeção por gravidade é tipicamente usado para empurrar o líquido para os órgãos ocos, esterilizando-os e preservando-os.

Certifique-se de trabalhar tanto os órgãos superiores quanto os inferiores. Este passo é crucial para evitar “expurgos”.

5. Remova o trocarte e feche o buraco com um parafuso. Limpe a ferramenta e guarde-a.


Parte 5 de 5: Colocando o Corpo no Caixão

1. Lave bem o corpo. Com o mesmo desinfetante usado anteriormente, limpe o corpo cuidadosamente para remover sangue e outros compostos químicos que sobraram do processo de embalsamamento. Seja delicado e cuidadoso.[3]

2. Retoque as feições. Maquiagem real será aplicada ao rosto, as unhas das mãos serão aparadas e o cabelo deverá ser penteado e arrumado.

3. Vista o corpo. Geralmente, a família do falecido irá escolher as roupas que serão usadas no caixão. Vista o corpo cuidadosamente e apropriadamente.

Algumas vezes, roupa íntima de plástico é usada para proteger corpos com tendência a vazamentos.

4. Coloque o corpo no caixão. Arrume-o pacificamente. Consulte a família a respeito de conselhos e instruções adicionais sobre a apresentação.

Dicas

Procure colocar o corpo bem posicionado quando terminar o embalsamamento. Quando os produtos químicos fizerem todo o efeito, o corpo ficará congelado até que a decomposição volte a ocorrer.

Adicionar tintura à solução embalsamadora é uma boa forma de vigiar o que está sendo preservado e o que não está.

Respeite, respeite, respeite. Esta pessoa estava viva, e alguém provavelmente se importava muito com ela. Alguém lhe confiou os cuidados de uma pessoa amada. Não os desaponte. Eles estão pagando muito por isso, independentemente do dinheiro que você está ganhando!

Se algum membro não está recebendo o fluido, tente injetá-lo. Isso deve consertar bem o problema. Se tudo falhar, use injeção hipodérmica.

O embalsamamento não é permanente. O corpo ficará apresentável por cerca de sete dias, em condições favoráveis.

Alguns substitutos mais amigáveis ao meio ambiente para embalsamamento estão disponíveis, como o fluído AARD. O formol pode ser prejudicial ao solo.

Avisos

Trabalhar com as entranhas de um corpo humano pode expô-lo a material biologicamente perigoso. Certifique-se de descartar objetos não reutilizáveis que entraram em contato com ele em uma lixeira marcada para dejetos com risco biológico e tome precauções para se proteger.

O formol é, possivelmente, cancerígeno. Tome atitudes para minimizar a exposição.

Embalsamar um corpo é ilegal se você não possuir licença ou equipamentos de proteção.
Materiais Necessários

Uma mesa onde caiba uma pessoa, embora o chão seja apropriado se você estiver disposto a ficar ajoelhado por uma hora.

Tubos arteriais, ou cânulas, são inseridos nas principais artérias, nas quais é injetada a solução embalsamadora.

Um bisturi ou tesoura, se você quiser se sujar bastante com sangue. Tesouras serão necessárias de qualquer forma.

Tesoura, para cortar coisas importantes.
um rolo de linha médica, chamada de ligadura.
Uma agulha curvada para costurar incisões.

Uma pia grande para onde o sangue pode ser drenado, além de servir de acesso à água.

Um aspirador de água (hidroaspirador), para criar pressão negativa. Ele é conectado à torneira da pia e possui uma mangueira que vêm de uma de suas aberturas e é conectada a:

Um trocarte; trata-se de uma longa agulha em forma de espada que é conectada ao hidroaspirador e é usada para perfurar e aspirar os órgãos ocos, que não podem ser acessados pelo fluído embalsamador por vias arteriais.

Algumas garrafas de solução embalsamadora misturada; formol é a mais comum, mas há substitutas.

Uma agulha/gancho aneurisma. Trata-se de uma ferramenta metálica com cabo liso e uma ponta longa que se dobra em 90 graus no final.
Algodão, algodão e mais algodão.

Tampas plásticas para olhos (discos côncavos e arredondados que mantém os olhos fechados por baixo.

Existem muitas outras ferramentas que são úteis a embalsamadores, mas elas são, em sua maioria, opcionais. Mesmo algumas ferramentas mencionadas aqui são opcionais.

Veja Imagens:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário